11 de maio de 2024, um tornado atingiu a zona rural do município de Gentil, no Norte do Rio Grande do Sul.
O fenômeno, apesar de ter causado poucos danos materiais, serve como um lembrete da força da natureza e da necessidade de estarmos preparados para lidar com seus eventos extremos.
Eventos climáticos extremos!
O tornado em Gentil é apenas um dos muitos eventos climáticos extremos que têm acontecido no Brasil e no mundo nos últimos anos. Inundações, secas, furacões e outros desastres naturais estão se tornando cada vez mais frequentes e intensos, causando danos à vida, à propriedade e à economia.
Uma força destruidora da natureza
Um tornado é um fenômeno meteorológico violento caracterizado por uma coluna de ar que se estende de uma nuvem cumulonimbus até a superfície da Terra, girando rapidamente.
Essa coluna de ar em rotação pode atingir velocidades de até 500 km/h e causar danos devastadores em seu caminho.
Mudanças climáticas.
A principal causa desses eventos extremos é a mudança do clima, que está sendo provocada pela emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.
As atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento, estão liberando esses gases na atmosfera em um ritmo acelerado, o que está levando ao aumento da temperatura global e a mudanças no clima da Terra.
O que podemos fazer?
Diante dessa situação, é preciso que tomemos medidas para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
Esse vídeo para tornar esse, um "momento de reflexão". O que cada um de nós precisa fazer, precisa mudar no dia a dia?
Pense, faça, mude!
Algumas Imagens podem ter sido geradas por Inteligência Artificial. Imagens criadas pelo Gemini.
PUBLICIDADE COM CUSTO BAIXO